Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

EVETEA

Começam em um mês estudos de viabilidade de ferrovia entre Cuiabá e portos em Santarém

Integrantes da UFSC repassaram detalhes dos trabalhos a serem iniciados ao governador Silval Barbosa (PMDB), representantes do governo do Pará e empresários chineses

Foto: Reprodução

China tem interesse na futura ferrovia

China tem interesse na futura ferrovia

A Universidade de Santa Catarina (UFSC) começa, no mês de janeiro, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da construção de uma ferrovia entre Cuiabá e Santarém (PA), que servirá de modal para escoamento da produção agrícola de Mato Grosso via portos da região Norte do país.

Integrantes da UFSC repassaram detalhes dos trabalhos a serem iniciados ao governador Silval Barbosa (PMDB), representantes do governo do Pará e empresários chineses – interessados na construção da ferrovia - na última quinta-feira (29), em reunião no Palácio Paiaguás.

De acordo com o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal, Edmilson Santos, a reunião foi uma etapa importante para a decisão de implantação da ferrovia. “O governo da China está retribuindo a visita feita pelo governo de Mato Grosso. A construção dessa ferrovia certamente vai gerar bons frutos para o Estado”, disse, por meio da assessoria.

Segundo o superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboro Ofugi, foram discutidos meios para que seja efetivamente possível a presença dos investidores chineses no projeto. “Não tenho dúvidas de que o governo colocará esse projeto como prioritário para o próximo ano”.

Como a China é um grande consumidor de soja, a intenção “é fazer com que o produto saia de Mato Grosso de forma eficiente e chegue ao mercado asiático mais barato", defende o representante Ida Asian Trade & Investments (ATI), Anselmo Leal, explicando que com a ferrovia proporcionará economia no frete do transporte até a China.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet