Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

GARANTINDO CUSTOS

Cotonicultores de Mato Grosso antecipam comercialização de 44% da lavoura a ser plantada

Foto: Reprodução

Cotonicultores de Mato Grosso antecipam comercialização de 44% da lavoura a ser plantada
Os produtores de algodão em Mato Grosso já efetuaram venda antecipada de 44% da lavoura que começará a ser plantada neste mês de dezembro. A negociação antecipada está 8.3 pontos porcentuais maior que a registrada na mesma época do ano passado. A antecipação de parte da lavoura serve para custear a produção.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa é que o Estado produza 673.4 mil toneladas de pluma, uma queda drástica de 38.2% em relação ao período anterior (1.089 milhão de toneladas), por causa da redução de área plantada – de 722 mil hectares para 503 mil ha.

Conforme fontes do setor, a redução de área é uma escolha de parte dos agricultores, que preferem usar a terra para cultivar soja – que está dando mais lucratividade do que a pluma, por causa das cotações internacionais.

A região mato-grossense que mais vai produzir algodão no ciclo que se inicia é a Sudeste, com previsão de retirar das lavouras 307,6 mil toneladas. Em seguida surgem a Oeste, com 167,7 mil/t, médio-Norte e Norte, 113,1 mil/t, centro-Sul, 53,2 mil/t, Noroeste, 26,9 mil/t e, Nordeste, 4,7 mil toneladas.

Venda da safra 2011/12

Um dos motivos que está resultando na diminuição de área plantada em Mato Grosso e consequentemente na produção são os baixos preços praticados pelo mercado – média de R$ 47 por arroba disponível. Por conta disso, o cotonicultor ainda não vendeu toda a safra 2011/12, aguardando uma reação.

De acordo com o Imea, até meados de novembro, o agricultor havia vendido 76% da pluma da safra passada (cuja produção fora de 1.089 milhão de toneladas) e 92% do caroço de algodão (estimado em 1.703 milhão/t).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet