Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Brasil não consegue colocar frango nos dois principais compradores do produto

Os dez maiores importadores da carne de frango norte-americano absorvem 55,73% do volume total exportado pelos EUA (dados relativos ao período janeiro-setembro de 2012), entre os primeiros figurando, além da Rússia (segundo maior importador dos EUA), seus três vizinhos mais próximos – México, Canadá e Cuba.
A pergunta agora é: como anda a presença brasileira nesses 10 mercados?

A resposta está sintetizada no quadro abaixo e mostra, principalmente, que em dois dos principais clientes norte-americanos – México e Taiwan – a participação brasileira é nula. Ou seja: por razões que não cabe aqui debater e apesar de, só neste ano, já ter entrado em 149 países, a carne de frango brasileira continua sem acesso a dois dos maiores importadores mundiais do produto.

Outro caso gritante é o da Rússia, mercado que, até setembro passado, importou do Brasil não mais que um quarto do volume adquirido dos EUA. No entanto, dois anos atrás, as exportações brasileiras para o mercado russo (perto de 145 mil toneladas) corresponderam a 45% do que foi exportado pelos EUA para aquele país.

Tudo computado, a conclusão é a de que os principais adquirentes da carne de frango norte-americana respondem por menos de 20% das exportações brasileiras. E a recíproca – isto é, a presença norte-americana nos principais mercados de frango do Brasil – como anda? Isso está exposto em outra matéria desta edição.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet