Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

em brasília

FPA elabora ação política para resolver "passado e o futuro" do Funrural

Foto: José Medeiros/GCom-MT

FPA elabora ação política para resolver
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) irá elaborar uma ação política para "resolver o passado e o futuro" da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) do empregador rural pessoa física. A ação deverá ser uma medida provisória ou projeto de lei.
 
A volta da cobrança do Funrural do empregador rural pessoa física foi aprovada no dia 30 de março por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por seis votos contra cinco.

Leia mais:
- "Funrural é um assalto governamental no bolso do produtor", afirmam produtores diante decisão do STF
 
- Retorno da contribuição do Funrural pode aumentar dívidas no campo, segundo especialistas

De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária, também está em discussão uma nova forma de contribuição mais vantajosa, acessível e simplificada ao produtor.
 
Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária destaca ainda que "o próprio relatório da Reforma Previdenciária já extingue o Funrural".
 
Volta do Funrural
 
Por seis votos contra cinco os ministros do STF reconheceram no dia 30 de março a constitucionalidade da contribuição do empregador rural pessoa física ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
 
Para o setor produtivo mato-grossense, como o Agro Olhar já havia comentado, a volta da contribuição de 2,1% sobre a receita bruta da comercialização, que em 2011 havia sido considerada ilegal pelo próprio STF, é um "assalto" ao bolso do produtor.
 
A tese aprovada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal afirma que “é constitucional, formal e materialmente, a contribuição social do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção”.
 
De acordo com o STF, o julgamento quanto a constitucionalidade do Funrural teve início diante ação de um produtor rural que questionou judicialmente a contribuição, prevista no artigo 25 da Lei 8.212/1991 (com a redação dada pela Lei 10.256/2001), que estabelece a cobrança de 2% da receita bruta proveniente da comercialização da produção.
 
Confira nota da Frente Parlamentar da Agropecuária emitida nesta quarta-feira, 26 de abril:
 
A Frente Parlamentar da Agropecuária vai utilizar de todos os instrumentos legais, constitucionais e políticos para resolver o assunto Funrural. Estamos elaborando uma ação política (medida provisória ou projeto de lei) para resolver o passado e o futuro do Fundo. Lembramos que o próprio relatório da Reforma Previdenciária já extingue o Funrural, ao que somos favoráveis.
 
Ao mesmo tempo, estamos discutindo uma nova forma de contribuição mais vantajosa, acessível e simplificada ao produtor. Esse é o papel político do Congresso Nacional. Apresentar alternativas para o passado e o futuro. Quanto ao acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Frente Parlamentar da Agropecuária, junto com o Congresso Nacional e o Instituto Pensar Agro (IPA), está acompanhando e ouvindo todos os setores, aguardando a sua publicação para entendê-lo e, em seguida, utilizar todas os instrumentos possíveis nesta situação.
 
Quanto ao movimento dos produtores em Brasília, a FPA estará sempre ao lado deles. Estaremos juntos na audiência pública marcada para o próximo dia 3 de maio, no Senado. O evento é uma iniciativa de integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária. Estaremos juntos para mais essa vitória.
 
Deputado Federal Nilson Leitão
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet