Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Indústria

Quebrando o tabu

Sindicato Rural leva donos de restaurantes para dentro de frigorífico e mostra qualidade da carne; veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Sindicato Rural leva donos de restaurantes para dentro de frigorífico e mostra qualidade da carne; veja fotos
"Mais segurança". A colocação é de representantes de bares e restaurantes de Cuiabá e Mato Grosso, após visitarem um frigorífico com Selo de Inspeção Federal (SIF). A ação foi promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá visando quebrar tabus criados diante a operação "Carne Fraca", deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 de março, e que tem gerado prejuízos para o setor produtivo com a suspensão de abates em algumas plantas frigoríficas.
 
Na avaliação do sócio-proprietário do restaurante e churrascaria Boi Grill, Fernando Nonato, o modo como o assunto foi anunciado "foi uma coisa espantosa". Ele comenta que por possuir restaurante e churrascaria sempre frequente frigoríficos. "O consumidor precisa ter a segurança quando vai ao nosso estabelecimento de que a gente está preocupado".

Leia mais:
Cuiabano não deixou de comer carne diante operação da PF, afirmam churrascarias
 
Para o diretor do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), Francisco Chaves, com a visita ao frigorífico "agora se tem muito mais segurança ainda". "A gente já tinha confiança no SIF, não apenas de frigoríficos de Mato Grosso, mas de modo geral. Agora, depois dessa visita in loco nós vamos passar para o nosso associado a segurança que nós presenciamos aqui de como é todo o processo, a forma como é feita a desossa, desde a chegada do animal até o embarque da carne congelada ou resfriada para o consumo".
 
Os representantes de bares e restaurantes de Cuiabá conferiram o processo de produção industrial da carne na manhã desta quarta-feira, 22 de março, no Frigosul - Frigorífico Sul, localizado em Várzea Grande. Eles foram a convite do Sindicato Rural de Cuiabá.
 
No local são abatidas em torno de 400 cabeças de gado por dia, segundo o gerente administrativo do Frigosul, Jorge Brandão. O frigorífico possui o Selo de Inspeção Federal (SIF) desde 2012 e conta com 12 fiscais credenciados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, o trabalho do pecuarista e a qualidade do produto que hoje Mato Grosso possui já é conhecido. "Nós precisávamos trazer in loco os bares, restaurantes e churrascarias para ver as indústrias de perto".
 
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá pontua que a operação da Polícia Federal tem trazido reflexos negativos para a economia brasileira. Durante a visita ao frigorífico, que foi acompanhada pela imprensa, Jorge Pires ressaltou, diante a rigorosidade do Ministério da Agricultura e do mercado externo, que a "indústria frigorífica brasileira tem muito mais higiene que muitos hospitais e prontos socorros que nós temos espalhados pelo Brasil".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet