Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Famato e Faepa estabelecem aliança estratégica por corredores

Os presidentes das federações de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, e do Pará (Faepa), Carlos Fernandes Xavier, formalizaram o protocolo de intenções para estabelecer a Aliança Estratégica de Desenvolvimento. A medida é uma forma de unir esforços, entre os setores privados e públicos dos dois estados, para planejar e tomar medidas de forma integrada no sentido de promover o desenvolvimento de sua área de abrangência. Com a Aliança, as duas federações se comprometeram em formar um Comitê Gestor e um Fórum composto pela comunidade de interesses para atingir os objetivos.

"Este é um passo importante para a região. Mato Grosso fica mais perto dos portos a partir do momento que um trabalho intenso para o desenvolvimento logístico entre os dois estados for estabelecido. Nosso papel é contribuir, como setor privado, para que as coisas aconteçam num ritmo mais acelerado. Sem contar o importante salto que pode haver para todos que vivem na região entre os dois estados", ponderou Rui Prado.

O desenvolvimento da logística de transporte, sobretudo quanto à finalização da BR-163 (Cuiabá-Santarém), é uma das medidas mais essenciais entre os dois Estados. Pelo menos dez municípios estão no percurso do corredor viário entre Mato Grosso e Pará. O protocolo de intenções, assinado na semana passada, também teve o compromisso firmado por associações comerciais e industriais de alguns desses municípios, pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e pelo Movimento Pró-Logística de Mato Grosso.

A atuação da Aliança concentrar-se-á, num primeiro momento, na definição dos corredores de comércio e do agronegócio observando as cadeias produtivas e operacionais, bem como suas demandas de transporte e logística, em busca de menores custos estruturais e a consolidação de mercados.

Inicialmente, serão criados grupos de trabalho por temas convencionados. "Eles desenvolverão estudos e propostas definindo a estrutura básica de cada corredor de exportação a partir do sistema portuário de destino, suas vias estruturais de alimentação, pontos de estrangulamento, necessidades de ações, identificação de autoridades responsáveis, recursos, aceleração de formalidades, programa de trabalho e ações", trouxe uma das cláusulas do documento.

Os grupos de trabalho também cuidarão de temas transversais como a participação na Governança dos Portos Púbicos, na gestão de águas dos sistemas hidroviários, das ferrovias, das rodovias, na burocracia oficial e outros fatores que influenciem nos objetivos da Aliança.

O protocolo de intenções foi assinado durante a reunião da Comissão de Assuntos Fundiários da CNA ocorrida em Belém, onde também foi abordada a necessidade da defesa da propriedade privada diante dos conflitos de terra que existem em estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Confira: http://migre.me/sTaHd
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet