Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

ENERGIA ELÉTRICA

Deputado pede fim do horário de verão para Mato Grosso a Ministério

Foto: Assessoria

Deputado pede fim do horário de verão para Mato Grosso a Ministério
Mato Grosso pode ficar de fora do horário de verão a partir de 2016. A retirada do estado do programa nacional foi feito pelo deputado federal Victório Galli (PSC) recentemente ao Ministério de Minas e Energia. No período 2015/2016 a previsão é que os relógios adiantados em uma hora gerem uma redução de 4,3% na demanda por energia elétrica no horário de ponta, que compreende das 18h às 21h.

Ao apresentar indicação e requerimento ao Ministério, Galli pontuou que são muitas as razões para que Mato Grosso seja retirado do programa nacional de horário de verão a partir do ano que vem.

Leia mais:
Previsão em Mato Grosso é que consumo de energia caia 4,3% no horário de ponta

O horário de verão 2015/2016 teve início no dia 18 de outubro e segue até 21 de fevereiro de 2016. Os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

Em Mato Grosso as projeções são que o período traga uma redução de 4,3% na demanda por energia elétrica no horário de ponta, que compreende das 18h ás 21h. Tal está dentro da meta considerada ideal de 4% a 5% do Operador Nacional do sistema. A estimativa da Energisa Mato Grosso é uma economia de 0,90% do consumo, levemente abaixo dos 0,96% constatados no período passado.

“As razões são muitas, mas principalmente, a questão da segurança. Os trabalhadores e estudantes precisam sair cedo de suas casas e com o horário de verão, ainda está escuro pela manhã”, pontua Victório Galli. Ainda entre as razões está o cansaço físico provocado pelo adiantamento das horas. "Essa alteração impacta o relógio biológico dos trabalhadores que acabam ficando mais cansados, sem falar em crianças indo mais cedo para a escola, sonolentas e ainda no escuro. Por causa disso, queremos Mato Grosso fora do horário de verão".

Conforme o deputado federal, o consumo de energia elétrica, no caso em Mato Grosso, está abaixo da média projetada pela Energisa.

Galli destacou ainda já ter conversado com o governador Pedro Taques quanto ao assunto.

"Levei para o governador o clamor da população, que tem se colocado contra o programa por entender que tem trazido vários transtornos sociais. Aqui o consumo está abaixo da média, não havendo a necessidade de continuação da regra para Mato Grosso. Contudo fica claro que o Governo Federal tem aplicado esta regra no sistema de 'atacadão', não realizaram um estudo para destacar a real necessidade da mudança de horário nas diferentes regiões do país", diz Galli.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet