"Não podemos permitir que os produtores de Mato Grosso tenham ingerência externa e política partidária". A afirmação é do candidato á presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin, que encabeça a chapa "Aprosoja Forte". Segundo ele, o compromisso de "rotação de presidência da Aprosoja nas regiões" não foi cumprido, o que levou ao racha dentro da entidade nestas eleições. Está é a primeira vezes que se tem duas chapas na disputa pela presidência e diretoria da entidade, que completou 10 anos em 2015.
A falta de consenso foi o que o fator que levou para a eleição da nova diretoria para o biênio 2016/2017 não seguir em chapa única, assim como nas eleições anteriores da Aprosoja-MT. Endrigo Dalcin, que está à frente da chapa "Aprosoja Forte", esclarece que “havia o compromisso de rotação de presidência da Aprosoja nas regiões. O presidente desta gestão seria da região Leste, que é ocupada por mim, e isso era unanimidade nas regiões e indicado para sucessão pela diretoria atual. Esse compromisso foi ignorado”.
Leia mais:
Divergência de ideias levou formação de duas chapas, afirma Endrigo Dalcin
O seu nome já havia sido escolhido "democraticamente", como relata, porém tal falta de consenso o levou, juntamente com seu grupo, a seguir sozinho. "Os acordos não foram cumpridos e os produtores, temendo interferências externas e o uso político partidário de nossa entidade, resolveram continuar com o projeto de preservar a Aprosoja de seu papel de fomentar e representar os produtores de soja e milho e continuar com a candidatura dessa equipe”.
Segundo Dalcin, os propósitos dos produtores que compõe a chapa "Aprosoja Forte" é o de trabalhar para o crescimento e o desenvolvimento do setor produtivo de soja e milho de Mato Grosso, uma vez que são responsáveis por mais de 5% da economia do estado, além do equilíbrio da Balança Comercial Brasileira.
Entre as propostas da chapa "Aprosoja Forte" está à logística, principalmente a finalização da BR-163, BR-158 e o complemento da BR-242, além da busca por outros modais. A implantação da produção de etanol de milho e a questão da semente salva também estão entre as propostas.
A chapa "Aprosoja Forte" é composta por:
Endrigo Dalcin - Presidente - Nova Xavantina
Elso Vicente Pozzobon – Vice-presidente - Sorriso
Emerson Zancanaro – Vice-presidente Norte - Nova Mutum
Arthur Flumian Braga -Vice-presidente Sul - Alto Taquari
André Bonmann – Vice-presidente Leste - Querência
Lucas Antônio Paludo – Vice-presidente Oeste - Sapezal
Alexandre Pedro Schenkel - Diretor Administrativo - Campo Verde
Sergio Berticelli Triches - 2º Diretor Administrativo - Sorriso
Antônio Galvan - Diretor Financeiro - Sinop
Nelson Luiz Piccoli - 2º Diretor Financeiro - Sorriso
Roseli Muniz Gianchini - 2º Vice-presidente Norte - Município agregado Claudia
Fernando Cadore - 2º Vice-presidente Sul - Primavera do Leste
Marcos da Rosa - 2º Vice-presidente Leste - Canarana
José Guarino Fernandes - 2º Vice-presidente Oeste – Sapezal