Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Economia

Estoques baixos de trigo no mundo devem impulsionar preços do cereal

A consultoria francesa Stratégie Grains baixou de 200 mil toneladas para 122,7 milhões de toneladas sua estimativa da safra 2012/2013 de trigo da União Europeia. Segundo a consultoria, os estoques extremamente baixos dentro do bloco e no resto do mundo devem impulsionar ainda mais os preços do cereal.

A previsão da consultoria é de que os estoques globais do cereal devem cair muito no fim da temporada 2012/2013, para 159 milhões de toneladas, ou 23% da demanda anual. Já o volume estocado de trigo soft nos principais países exportadores deve diminuir para o equivalente a 19% da demanda anual, próximo ao patamar de 20% atingido em 2007/08.

Segundo a Stratégie, a perspectiva para o trigo da UE segue bastante apertada, porque o crescimento das exportações continua impedindo o crescimento dos estoques. No entanto, a consultoria elevou levemente sua estimativa de estoques finais de trigo do bloco, para 9,4 milhões de toneladas, devido a uma diminuição da projeção de consumo.

Mercados globais extremamente restritos para trigo, milho e soja devem continuar exercendo pressão altista sobre os preços do trigo da UE, uma vez que os estoques disponíveis para exportação dos países do Mar Negro estão se esgotando, destacou a consultoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet