Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Economia

Preço da carne de frango recuou interna e externamente, aponta balanço

Uma boa demonstração das dificuldades enfrentadas pelo segmento produtor de carne de aves em 2012 é obtida ao analisarem-se os resultados de uma das empresas do setor, expressos em seu último balanço e relativos aos nove primeiros meses de 2012.

Atuante no mercado externo, a empresa conseguiu um aumento de exportação da ordem de 12,5% em relação aos mesmos nove meses de 2011. Mas a receita proveniente dessas vendas teve expansão proporcionalmente menor, de 10,67%. Ou seja: o preço médio alcançado ficou negativo em relação ao ano passado, apresentando recuo de 1,63%.

Pior, no entanto, foi o desempenho no mercado interno, onde o volume colocado foi 18% maior que o de 2011, mas a receita obtida apresentou incremento de pouco mais de um terço do aumento registrado no volume.

O efeito disso foi o preço médio alcançado ficar, praticamente, 10% aquém daquele registrado entre janeiro e setembro do ano anterior.

Considerada a produção total, o recuo registrado no preço médio foi significativamente menor, pois a empresa em pauta destina mais de 80% de sua produção de aves (neste caso, produto in natura, exclusivamente) para o mercado externo. De toda forma, o resultado foi negativo, contrapondo-se frontalmente à forte elevação registrada nos custos.

Note-se que os percentuais relativos à receita e ao preço médio estão expressos em reais, não em dólar. Pois tome-se, agora, uma empresa cujos negócios estejam voltados essencialmente para o mercado interno e se terá melhor ideia do rombo enfrentado. Lembrar também, a propósito, que a redução de quase 10% no preço médio não foi deflacionada, corresponde apenas ao valor nominal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet