Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Pinto de um dia contribui para queda no custo do frango

O levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves aponta que em outubro passado, pela segunda vez neste semestre, o custo de produção do frango apresentou breve redução. Curiosamente, porém (e ao contrário do imaginado), o principal determinante dessa queda não foi a ração e, sim, o pinto de um dia.

Pelos números da Embrapa Suínos e Aves, o custo de produção recuou de R$2,3006/kg em setembro para R$2,2451/kg, queda de 2,41%. Mas, nesse processo, enquanto o preço da ração caiu apenas 1,38%, o preço do pinto de um dia retrocedeu 12,17%. Dessa forma, para uma redução total de 5,55 centavos (ressaltando: cinco centavos e cinquenta e cinco centésimos por kg), a contribuição da ração foi de 2,34 centavos e a do pinto de um dia de 3,59 centavos. E como a soma desses dois itens supera a redução apontada, isto significa que outros itens registraram aumento de custo, ao contrário de ração e pintos.

A propósito desse custo é interessante registrar que a redução observada, de pouco mais de cinco centavos, só se aplica a quem adquire o pinto de um dia de terceiros. Uma vez que, na atualidade, cerca de 80% dos frangos criados no Brasil provêm de empresas que produzem seus próprios pintos, a redução de custo efetiva acaba sendo inferior à indicada no presente levantamento.

Aliás, que fique registrado que, a despeito da redução, o custo apontado para outubro passado é o terceiro maior da história do setor, só perdendo para o custo dos dois meses anteriores. Além disso, mesmo com a redução, ele permanece 26% acima do valor registrado um ano antes, em outubro de 2011.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet