Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Gado saudável

Meta para 2013 é erradicar tuberculose bovina dos rebanhos mato-grossenses

16 Nov 2012 - 17:24

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Meta para 2013 é erradicar tuberculose bovina dos rebanhos mato-grossenses
O índice de tuberculose bovina em Mato Grosso não é alarmante, apenas 1%. No entanto, para evitar o aumento desse índice e de perdas na pecuária, a partir do ano que vem será implantado o Plano de Vigilância para Erradicação da Tuberculose Bovina no Estado, com objetivo de erradicar totalmente a doença.

No início da semana, o plano foi apresentado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na sede regional, localizada em Várzea Grande.

Alison Seganfredo Cericatto, Coordenador de Controle de Doenças dos Animais do Instituto de Defesa Agropecuária de MT (Indea), explica que a ação será iniciada nos frigoríficos instalados no Estado.

Quando algum animal portador da doença for identificado dentro das unidades frigoríficas, o Indea vai, então, verificar a procedência desse animal e ir até a propriedade responsável para verificar se há mais gado infectado no rebanho.

“A nossa intenção não é ir atrás de punir ninguém. O que nós queremos é eliminar totalmente essa doença”, afirma Cericatto, explicando que em 2011, de um total de 29 milhões de cabeças, apenas 17 casos de tuberculose bovina foram registrados.

Dar mais atenção ao trânsito de animais pelo Estado também é uma das ações previstas pelo plano. Todos os bois que entrarem em Mato Grosso deverão apresentar exames comprovando a ausência da tuberculose.

A tuberculose bovina

A tuberculose bovina é uma doença causada por bactéria, transmitida ao animal através do ar que pode ser transmitida ao homem. A principal forma de contaminação em humanos se dá através do contato com o animal vivo. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais.

A evolução da doença é lenta e muitas vezes a bactéria pode manter-se em estado latente no hospedeiro, sem manifestar a doença. Por isso um animal infectado pode transmiti-la a muitos outros elementos do rebanho antes que se manifestem os primeiros sinais clínicos.

Habitualmente esses sinais são cansaço, perda de apetite, perda de peso, febre flutuante, tosse seca intermitente, diarréia e gânglios linfáticos grandes e proeminentes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet