Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Ucrânia quer elevar área de milho entre 5 e 10% em 2013

A Ucrânia, quarto maior exportador de milho do mundo, pretende aumentar a área plantada com o cereal entre 5 e 10 por cento em 2013, em uma tentativa de garantir maiores colheitas, disse uma autoridade sênior da agricultura.

A agências de notícias especializada Latifundist citou nesta sexta-feira Oleksander Demidov, chefe do departamento de plantio do Ministério da Agricultura, dizendo que a Ucrânia aumentou a área de milho em 1 milhão de hectares em 2012, para 4,5 milhões de hectares.

A seca durante a semeadura de inverno e a severa geada afetaram mais de 1 milhão de hectares semeados para a colheita de inverno de 2012 e prejudicaram áreas que haviam sido replantadas com milho.

A Ucrânia impulsionou sua produção de milho para um recorde de 22,7 milhões de toneladas no ano passado, ante cerca de 5 milhões há cinco anos.

O ministério afirmou que uma colheita de milho de 20 milhões de toneladas poderia ocorrer neste ano.

O ministro da Agricultura Mykola Prysyazhnnyuk disse nesta semana que o país deverá exportar 14 milhões de toneladas de milho na temporada 2012/13.

Ele também afirmou que a China poderá ser um dos maiores destinos de exportação do milho ucraniano. Analistas dizem que a ex-república soviética pode, no futuro, ser capaz de competir com os Estados Unidos pelo mercado chinês de milho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet