Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Plantio de milho na Argentina mantém-se praticamente paralisado

Quarenta e cinco por cento da área destinada à safra 2012/13 de milho na Argentina já foram semeados. Em números absolutos, alcançou-se 1,5 milhão dos 3,4 milhões de hectares estimados para a atual campanha, informou nesta quinta-feira (15) a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

O avanço semanal manteve-se praticamente estável (0,8%), sendo semeados em torno de 30 mil hectares. Ainda assim, a semeadura do milho com destino comercial manteve-se praticamente paralisada, registrando-se avanços unicamente sobre o centro e sul bonarense, confirmou a Bolsa de Cereais em seu relatório semanal.

Na comparação com a última safra, as atividades no campo mantêm um atraso interanual de -17 pontos percentuais. "O plantio de milho se dá por finalizado na região central da área agrícola nacional", descreveu na entidade no panorama agrícola.

Na região noroeste da Argentina (Salta, Tucumán, Jujuy, Catamarca, Oeste Sgo del Estero), onde foram somente 1,7% da área prevista alcançado, o produtor aproveita a umidade disponível e gerada pela chuva dos últimos dias para continuar a semeadura. Esta é a região que contabiliza o menor percentual de cobertura, alcançando até a última semana um total de 4,3 mil hectares de 255 mil hectares projetados para a campanha.

A safra 2012/13 de milho da Argentina está estimada em 28 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). A projeção é que o país exporte 18,5 milhões de toneladas e registre um estoque final em 2,1 milhões de toneladas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet