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Domingo, 19 de maio de 2024

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Pedágio na BR-163 começa a ser cobrado em Mato Grosso a partir da 0h de domingo; veja valores

Foto: Rota do Oeste/Odebrecht TransPort

Pedágio na BR-163 começa a ser cobrado em Mato Grosso a partir da 0h de domingo; veja valores
O pedágio na BR-163 entre a divisa com Mato Grosso do Sul e Sinop começa a ser cobrado à 0h deste domingo, 06 de setembro. A cobrança da tarifa será realiza, a princípio, em oito praças distribuídas ao longo da rodovia federal. Para carros de passeio os valores variam de R$ 3,30 na praça de Nova Mutum, a R$ 6,10 na praça de Sorriso.


A cobrança da tarifa começa a exatos 10 dias da Concessionária Rota do Oeste, que pertence à Odebrecht TransPort, ter recebido da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o aval para tal.

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De acordo com a Rota do Oeste, a princípio oito das nove praças ao longo do trecho de concessão entrarão em funcionamento. A partir da 0h deste domingo a tarifa será cobrada nas praças de Itiquira (km 33,6 da BR-163), Rondonópolis (km 214,4 da BR-364), Campo Verde (km 316,55 da BR-364), Santo Antonio do Leverger (km 383,15 da BR-364), Jangada (km 479,1 da BR-364), Nova Mutum (km 586,9 da BR-163), Lucas do Rio Verde (km 664,45 da BR-163) e Sorriso (766,7).

A praça de Diamantino, localizada no km 579,1, da BR-634, deverá ser aberta no fim de setembro, após a conclusão das obras.

Conforme publicação da ANTT no Diário Oficial da União, que circulou no dia 27 de agosto, o valor definido, com reajustes e reequilíbrios, será de R$ 4,50 por eixo a cada 100 quilômetros rodados. Para automóveis, caminhonete e furgão a tarifa irá variar entre R$ 3,30 e R$ 6,10 dependendo do trecho. Já para veículos com seis eixos, como caminhões, entre R$ 19,80 e R$ 36,60.

A Rota do Oeste explica que a ANTT revisou o valor da tarifa com base na correção da inflação, o impacto causado pela Lei dos Caminhoneiros, que prevê a isenção de eixos suspensos de caminhões descarregados, bem como devido à determinação de novos investimentos a serem realizados, como a recuperação e manutenção do trecho de 108 km de Várzea Grande a Rosário Oeste, cujas obras passaram a ser de responsabilidade da Concessionária.

Desde o início da concessão da BR-163/364/070 a Rota do Oeste já investiu R$ 1 bilhão em obras. “O modelo de Concessão permitiu que as melhorias chegassem aos usuários da rodovia antes que eles pagassem o pedágio. Agora, é nossa obrigação continuar as obras e entregar as benfeitorias conforme o prazo estabelecido com o Governo Federal”, destaca o diretor geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins.

Com o valor arrecadado a Rota do Oeste pontua que "além das obras, diversas outras melhorias também acontecerão não apenas na rodovia, mas também aos municípios próximos à via, como o repasse de equipamentos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre obras e arrecadação que será revertido aos municípios, além de ações de compensação ambiental e educação no trânsito".

Confira os valores a serem cobrados nas nove praças e pedágio:











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