Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

circuito da produção

Expedição Soja Brasil realiza encontro com produtores em Pedra Preta

A Expedição Soja Brasil realizou o segundo encontro com produtores rurais do trecho em Mato Grosso. O evento aconteceu nesta quinta-feira, na Chácara Jacarandá, no município de Pedra Preta, onde está concentrada grande parte da produção de sementes de soja no Estado. Durante aproximadamente duas horas, um grupo de agricultores e pecuaristas acompanhou as apresentações dos técnicos que integram as equipes do projeto.

Diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa deu início às palestras. Ele falou sobre as características gerais da expedição e também sobre as demais programações já realizadas, como os quatro fóruns Soja Brasil - em Sinop (MT), Esteio (RS), São Gabriel do Oeste (MS) e Londrina (PR).

Consultor técnico do Soja Brasil, o engenheiro agrônomo Áureo Lantmann relatou as condições das lavouras vistas até agora durante a caravana e ressaltou a preocupação dos agricultores de diversas regiões com a falta de chuvas e as principais pragas que têm ameaçado as plantações neste início de safra, como as lagartas da maçã e elasmo.

Fechando a rodada de apresentações, a instrutora do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Valéria Eller, destacou os cursos oferecidos pela instituição aos produtores e trabalhadores rurais. Entre eles, o de Segurança e Saúde no Trabalho e o de Qualidade de Vida no Campo. Nestes treinamentos, os destaques ficam para as regulamentações impostas ao setor, como as Normas Regulamentadoras (NR) 31.8 e a 12.

Para o pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Pedra Preta, Paulo César Belondi, o encontro promovido pelo Soja Brasil foi importante para nivelar as informações sobre as exigências impostas ao homem do campo.

"São muitas exigências, grande parte impraticável, porém é fundamental que os produtores rurais saibam corretamente o que é imposto pela lei, para buscar a regularização no que for possível", declarou.

Já o agricultor Paulo Damin, que planta 1,7 mil hectares de soja no município, gostou das informações técnicas referentes à cultura.

"Foi interessante ouvir o consultor do projeto falar sobre as realidades dos sojicultores de outras regiões. Conseguimos ter uma ideia do que acontece em vários municípios produtores do grão e ao longo do projeto. Acompanhando pela televisão, vamos poder obter mais e orientações técnicas sobre os problemas enfrentados por outros produtores, que podem também serem notados nas nossas áreas", comentou o agricultor.

A expedição Soja Brasil segue em Mato Grosso nesta sexta (16.11), no município de Alto Araguaia e já no sábado parte para Goiás, onde passará pelas cidades de Mineiros, Jataí e Rio Verde.

O projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Goiás e do Senar Mato Grosso do Sul e o patrocínio é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet