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Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

NOVA ROTA

Mato Grosso e Goiás querem licenciamento do Ibama para construção de 160 km de BR

O trecho pleiteado tem 160 quilômetros de extensão e liga as cidades de Luiz Alves (GO) e Querência (MT). O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) é quem está responsável pela construção da nova rodovia. Porém, para execução do projeto, é imprescindível a autorização do órgão ambiental.

O governador Silval Barbosa (PMDB), acompanhado do senador em exercício Cidinho Santos (PR-MT) e do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), cobraram do presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Volney Zanardi Junior, o licenciamento ambiental para construção de rodovia ligando os estados de Mato Grosso e Goiás.

O trecho pleiteado tem 160 quilômetros de extensão e liga as cidades de Luiz Alves (GO) e Querência (MT). O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) é quem está responsável pela construção da nova rodovia. Porém, para execução do projeto, é imprescindível a autorização do órgão ambiental.

O novo trecho irá colaborar para o escoamento da produção de grãos de todo o Centro-Oeste brasileiro. O governador Silval explica que a nova extensão vai facilitar o acesso à Ferrovia Norte-Sul – de onde os grãos produzidos em Mato Grosso, sobretudo na região Araguaia, podem ganhar os portos de Itaqui (MA) e Belém (PA).

A obra está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, segundo o governo, Mato Grosso já dispõe de R$ 100 milhões para a execução do projeto. O trecho que mais exige atenção na execução da obra é o que cruza o rio Araguaia, cujo licenciamento ambiental já foi expedido pelo Ibama.

Por esse motivo, acredita-se que não haverá empecilho do órgão ambiental na liberação da licença para a rodovia. “Explicamos ao presidente do Ibama a importância desse trecho para ambos os estados e para toda a região Centro-Oeste. Zanardi entendeu que estamos dependendo unicamente desse licenciamento ambiental e nos pareceu sensível à solicitação”, disse o senador Cidinho Santos, por meio de assessoria.

Outro trecho discutido pertence à BR-174 – que corta a região Noroeste de Mato Grosso – e liga as cidades de Castanheira, Juruena e Colniza. Nesse caso, as autoridades pleiteiam a “procuração” para Mato Grosso assumir a execução da obra, após aprovação do licenciamento ambiental pelo Ibama.

“A BR é competência federal, mas queremos que esse trecho seja delegado a nós [Estado], e sob execução de emendas de bancada faremos as obras necessárias que, hoje, o governo federal não tem condições de fazer em prol de Mato Grosso”, explicou Cidinho.



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