Olhar Agro & Negócios

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Logística

mais agilidade

Para Maggi, burocracia brasileira impede modernização dos portos

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Para Maggi, burocracia brasileira impede modernização dos portos
A burocracia brasileira, na visão do senador mato-grossense Blairo Maggi (PR-MT), precisa ser superada. Durante uso da tribuna no Senado, na última sexta-feira (19), o parlamentar solicitou urgência na desburocratização do país para que investimentos no setor portuário possam ser realizados. Hoje, a deficiência portuária impede que o Brasil ganhe competitividade com outros países.


De acordo com Blairo Maggi, é preciso preparar os portos para que o tempo de permanência dos navios junto aos cais, bem como cargas nos pátios, seja menor.

Leia mais:
Comissão no Senado irá debater a viabilidade da Ferrovia Bioceânica
Maggi defende concentração de esforços para fazer ferrovia de Lucas do Rio Verde viabilizar saída para portos do Maranhão

"O novo marco regulatório está contribuindo para uma total imobilização dos processos de arrendamentos de áreas e instalações portuárias existentes no interior desses portos", alerta Maggi quanto à intenção do governo federal em priorizar investimentos privados nos portos.

Segundo a Agência Senado, o senador mato-grossense ainda defendeu a existência de uma limitação de tempo de tramitação dos processos de autorização para a construção, bem como a exploração de instalações portuárias privadas.

Para o Blairo Maggi, a questão do licenciamento ambiental é um dos maiores entraves para o investidor privado, pois não há regras claras e prazos de tramitação.

Na tribuna o senador de Mato Grosso ainda pediu que seja realizada a redução de burocracias para a regulamentação dos pequenos terminais fluviais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet