Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Frango e ovo em outubro: na granja, no atacado e no varejo

De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em outubro o Índice do Custo de Vida (ICV) dos paulistanos registrou elevação de 0,81% devida, principalmente, a uma alta generalizada dos alimentos. Entre eles são citados aves e ovos, com um aumento conjunto de 2,82%. Mas a maior contribuição para esse índice veio do frango, cujo preço no varejo ficou 3,38% mais caro que em setembro. A variação de preço do ovo, conforme o DIEESE, foi de 0,34%.

Confrontando-se essas variações com aquelas registradas nas granjas, ao nível do produtor, e no atacado da cidade de São Paulo, constata-se que a evolução de preços do frango foi bem mais modesta que a registrada no varejo. Assim, comparativamente à cotação nas granjas, o frango pago pelo consumidor apresentou elevação de preços 2,03 pontos percentuais superior, diferença que sobe para 2,15 pontos percentuais quando se considera a variação de preços do produto no atacado.

Já no tocante ao ovo as variações de preço no mês foram muito similares, pois, para um aumento de 0,34% no varejo, as variações na granja e no atacado foram de, respectivamente, meio por cento e 0,47% - diferenças pouco significativas entre um e outro segmento.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet