Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Retorno das chuvas no Nordeste garante início do plantio de grãos

A grande área produtora de grãos do Nordeste, principalmente de soja, milho e algodão, fica entre o Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e do Piauí. Os municípios produtores desses Estados estavam apenas esperando o início das chuvas para soltar o plantio, muitas cidades não viam chuva há mais de 200 dias e em outubro as chuvas ficaram bem abaixo da média em boa parte das cidades dessa região.

Em São Raimundo Nonato-PI, por exemplo, a última chuva tinha sido registrada em março, mas com acumulado de apenas 2mm. Porém a boa notícia já chegou para os moradores do interior do Piauí, pois na cidade já choveu cerca de 8mm nessa primeira semana de novembro e segundo as previsões da Somar Meteorologia, deve chover por volta de 80mm nos próximos cinco dias.

A cidade com maior área destinada à agricultura no Nordeste é Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. No último mês choveu apenas 43mm, o que representa somente 20% da média mensal. Porém os agricultores estão animados com o retorno das chuvas, até porque o acumulado nos próximos 15 dias deve passar de 200mm, o que já ultrapassa a média climatológica de chuva em novembro no município.

Os meteorologistas da Somar explicam que a chuva no Nordeste se deve a uma frente fria que está estacionada no sul da Bahia e organiza a umidade da Amazônia, formando assim uma área de convergência. No interior baiano a chuva continua pelos próximos 15 dias, mas os agricultores do Maranhão e do Piauí devem ficar atentos, pois no outra semana os acumulados devem diminuir e as pancadas de chuva serão isoladas, e podem, portanto, não atingir todas as áreas de uma fazenda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet