Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Capacitação

JÁ EMPREGADOS

Curso de mecanização agrícola em cana de açúcar forma 25 nesta semana

Foto: Reprodução/Internet

Curso de mecanização agrícola em cana de açúcar forma 25 nesta semana
Hoje, a colheita da cana de açúcar em Mato Grosso é 80% mecanizada e demanda pessoas qualificadas para operar as máquinas é crescente. No próximo dia 10 o Programa Campo Aprendiz, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realiza a formatura de 25 alunos do curso Mecanização Agrícola em Cana de Açúcar, em Mirassol d'Oeste.

De acordo com o Senar-MT, alguns alunos já foram, inclusive, contratados como operadores de máquinas pela Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco (Cooperb), parceria neste curso do Senar-MT e do Sindicato Rural do município.

Conforme o presidente interino do Senar-MT, Normando Corral, a demanda no mercado de trabalho em Mato Grosso está aquecida e pede que a pessoa seja qualificada. "Para o produtor o programa (Campo Aprendiz) é mais do que bom é uma necessidade, na medida que fazemos essa capacitação para atender uma demanda deles", declara Normando Corral.

Leia também
Sobe para 6 o número de casos de ferrugem asiática em Mato Grosso

O curso em Mirassol d'Oeste foi de 960 horas e realizado no próprio município. O fato de alguns alunos antes mesmo da formatura do curso de capacitação terem conseguido um emprego é uma grande chance de mudança de vida, segundo o presidente do Sindicato Rural de Mirassol, Luiz Carlos Cezário.

Conforme a analista de projetos técnicos do Senar-MT, Daniela Figueiredo, responsável pelo Programa Campo Aprendiz em Mato Grosso, está é a sexta turma a ser formada em Mirassol d'Oeste. "Atendemos cerca de 180 pessoas com esse programa e temos mantido a média de 20% de efetivação dos participantes após o encerramento do curso". A analista de projetos técnicos do Senar-MT revela que em Nova Olímpia uma turma do programa é realizada, também, em parceria com o Sindicato Rural do município e a Usina Itamarati.

Segundo o Senar-MT, para participar do Programa Campo Aprendiz é preciso que se tenha entre 18 e 24 anos, o ensino fundamental concluído ou que esteja cursando o 2º grau ou uma faculdade, além de possuir carteira de habilitação, uma vez que os alunos terão aulas práticas com uso de tratores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet