No ano de 2020, a Secretaria Nacional do Trabalho registrou a contratação de mais de 2 mil profissionais na área de Técnico em Meio Ambiente somente no centro-oeste. Os dados anunciam um protagonismo ganho pela profissão nos últimos anos. Com uma vasta área de atuação, este é um dos cursos oferecidos na grade da Rede Ceteps disponível em Mato Grosso.
Leia mais:
Valor Bruto da Produção Agropecuária de MT em 2021 já é maior que o de 2020 inteiro
Por ser uma formação específica para um segmento, o curso possui um tempo menor de aulas, entretanto, se enquadra na área de profissões nível pós-médio. O técnico ambiental pode realizar inúmeras atividades ligadas ao agronegócio, sustentabilidade, manejo, laudos, bem como análises de água, solo e ainda atuar como perito judicial ambiental.
O profissional formado em técnico em meio ambiente vai poder fazer sua inscrição no órgão que regulamenta a profissão, o Conselho Regional de Engenharia (CREA), e a partir daí desenvolver suas funções.
A sustentabilidade e o futuro de nosso planeta são preocupações cada vez mais constantes por parte das pessoas e das empresas. Isso vem com a percepção, cada vez maior, que grande parte dos alicerces que sustentam nosso modo de vida e de produção vem de recursos naturais não renováveis.
Além disso, a grande quantidade de poluição jogada diretamente no ar, na água e nos solos e o enorme volume de resíduos (domésticos e industriais) gerados diariamente, podem comprometer seriamente a saúde e a qualidade de vida das próximas gerações.
Todas essas questões estimulam a contratação de profissionais dessa área para proporcionar saídas benéficas tanto para as empresas, quanto para a sociedade em geral.
A Rede de Ensino Técnico Ceteps oferece o curso em seus três polos espalhados pelo estado. Para saber mais, ligue: (65) 99203-8978 ou acesse: www. redeceteps.com.br
*Com informações da assessoria