Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Cotonicultores partem em mais uma missão comercial à Ásia

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) participará de mais uma missão internacional na próxima semana juntamente com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O ponto alto da viagem será o encontro anual da International Cotton Association (ICA), que acontecerá em Hong Kong, nos dias 1º e 2 de novembro, e no qual a Abrapa marcará presença com sua sala de negociações.

“Este é um evento muito importante, pois nele podemos conversar diretamente com os compradores do nosso algodão, tirar dúvidas, dar um panorama e explicar como funciona nossa produção”, afirma Sérgio De Marco, presidente da Abrapa. Segundo ele, o novo programa de certificação da entidade, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), será apresentado durante as conversas com os traders. Ao longo da próxima quinta-feira, a Abrapa receberá representantes dos traders Ecom, Plexus, Cargill, ADM, ICT, Reinhart, Olam, Noble, Líbero, CGG, Omnicotton, Glencore, Louis Dreyfus, Devcot e Otto, em sua sala de negociações no Hotel Grand Hyatt.

Na sexta-feira (dia 2), das 9h às 15h30m, acontecerão as palestras da ICA no Convention Hall do Hotel Grand Hyatt, em Hong Kong. À noite, todos se reunirão no grande jantar da ICA no Grand Hall (Expo Drive Entrance) do hotel. A comitiva brasileira - que será integrada pelo presidente e o vice-presidente da AMPA, Carlos Ernesto Augustin e Milton Garbugio, respectivamente - aproveitará o encontro com parceiros estrangeiros para divulgar o Congresso Brasileiro de Algodão (CBA), que acontecerá em setembro de 2013 e será realizado pela Abrapa por meio da AMPA.

China - Antes do encontro do ICA, a missão comercial visitará Pequim, na China. Na terça-feira (30/10), a delegação brasileira receberá industriais, traders e representantes do mercado de algodão da Ásia para um jantar no Hotel Gand Hyatt Beijing, a partir das 17h30. O evento servirá para aproximar os produtores brasileiros dos grandes compradores asiáticos.

A realização de missões internacionais faz parte da estratégia vitoriosa de promoção do algodão brasileiro no exterior e contribuiu decisivamente para que o Brasil ocupe atualmente o terceiro lugar no ranking mundial de exportadores de algodão. Desde a sua fundação em 16 de setembro de 1997, a AMPA participou de 75 missões internacionais, visitando 33 países de todos os continentes. Hoje, Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil, sendo responsável por cerca de 56% da produção do país e 50% de suas exportações. Os países asiáticos – China, Indonésia, Coréia do Sul, Turquia, Paquistão, Vietnã e Tailândia - são os maiores importadores da fibra brasileira.

A comitiva brasileira que iniciará a missão à Ásia neste sábado é integrada ainda pelos vice-presidentes da Abrapa, Gilson Pinesso (ex-presidente da AMPA), Eduardo Logemann e João Carlos Jacobsen Rodrigues; os representantes da diretoria da Abrapa, Walter Horita e Paulo Shimohira; o senador Blairo Borges Maggi (primeiro presidente da AMPA) e dirigentes de associações estaduais de produtores de algodão (Amipa, de Minas Gerais; Appa, de São Paulo; e Abapa, da Bahia). A delegação da AMPA é composta por Eraí Scheffer Maggi, Rodinei Frangiotti, Nélson Vigolo e Volnei Masutti.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet