Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Ministério discute ações de regionalização no Rio Grande do Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começa a implementar as ações do Programa de Regionalização no Rio Grande do Sul. Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, técnicos do ministério se reúnem em Porto Alegre com representantes do Estado, dos municípios e do setor produtivo local para discutir a execução do programa. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as universidades terão papel estratégico na implementação dessas ações.

Questões como armazenagem, irrigação, recuperação de solos, o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), patrulha agrícola e estradas vicinais estão na pauta de discussão.

“Queremos viabilizar a produção e levar a transferência de tecnologia para os produtores rurais”, disse o secretário de desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha. A utilização dos consórcios públicos, constituídos por municípios, Estados e a União, para implementar essas ações é uma alternativa econômica. O Governo entende que a união dos entes federativos, sem fins lucrativos, é uma forma de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos.

“Os consórcios são modalidades inovadoras e podem prestar grande auxilio no desenvolvimento de ações regionais conjuntas que resultarão em benefício às populações de municípios e estados”, destacou o assessor especial do Ministério, José Carlos Pires. Para ele, os consórcios são alternativas válidas e importante para melhorar a eficiência da prestação de serviços públicos”, ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet