Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Cotonicultores atualizam conhecimentos em legislação ambiental e trabalhista

O novo Código Florestal será um dos temas da 3ª Jornada de Atualização em Legislação Ambiental, Segurança do Trabalho Rural e Legislação Trabalhista, que acontecerá a partir da próxima terça-feira (23) em várias cidades mato-grossenses. A iniciativa é do Instituto Algodão Social (IAS), em parceria com a Agenda do Trabalho Decente em Mato Grosso. O curso é destinado aos empreendedores rurais que fazem parte da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e seus colaboradores.

A 3ª Jornada de Atualização IAS será aberta em Sapezal, nesta terça-feira, às 8h, com uma apresentação sobre a Agenda Trabalho Decente e terá em seguida a palestra sobre Legislação Ambiental (Novo Código Florestal) com a professora Tatiana Monteiro Costa e Silva. A palestra de atualização em Legislação Trabalhista Rural (CLT/LTR) está marcada para as 13h30m, a cargo do diretor executivo do IAS, Félix Balaniuc, e às 15h acontecerá a palestra de atualização sobre Segurança do Trabalho Rural (NRs 31 e 33) com José Hortêncio Ribeiro, do Tribunal Superior de Trabalho (TST).

Entre 10h e 12h, a programação do evento vai incluir a Reunião de Conscientização BCI (Better Cotton Iniciative), dirigida a todos os produtores de algodão que tenham interesse em aderir ao programa. Segundo a coordenação geral do evento, os produtores (ou seus prepostos devidamente credenciados) – inclusive os representantes das 19 fazendas já engajadas no BCI - deverão assinar a lista de presença e o termo de adesão ao programa para participarem do processo simultâneo com o ABR na safra 2012/13. O processo de certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e o BCI serão coordenados e executados em conjunto pelas equipes técnicas do IAS.

Lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o ABR é um programa nacional que une numa única regra de certificação os protocolos utilizados pelo IAS em Mato Grosso e o Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal) nos demais estados produtores. O BCI, por sua vez, começou a ser implantado em fazendas mato-grossenses e em outros três estados brasileiros na safra 2010/11 e será agora compatibilizado com o ABR. O BCI propõe a produção de um algodão global “melhor para quem produz, para o meio ambiente em que é cultivado e para o futuro do setor”.

Agenda - A 3ª Jornada de Atualização será realizada com o apoio das diretorias dos Núcleos Regionais da AMPA e a colaboração do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e dos sindicatos rurais dos municípios algodoeiros. A inscrição é gratuita, mas os organizadores solicitam aos participantes que tragam alimentos não perecíveis (como leite em pó ou pasteurizado) para serem distribuídos a entidade beneficentes da região onde for realizado o curso.

A inscrição poderá ser feita com a secretaria indicada pelo representante local ou na Secretaria Geral do Evento através do email curso@algodaosocial.com.br ou pelo telefone (65) 3622.2530 (falar com Marcelma ou Paula).

Confira a agenda completa:
23/10 (terça-feira): Sapezal, no Auditório Pelegrine Palace Hotel
24/10 (quarta-feira): Campo Novo do Parecis, na Câmara Municipal
30/10 (terça-feira): Sorriso, no Auditório Flor de Soja do Park Shopping Sorriso
06/11 (terça-feira): Rondonópolis, no Sindicato dos Produtores Rurais
07/11 (quarta-feira): Primavera do Leste, na Unicotton
21/11 (quarta-feira): Campo Verde, na Cooperfibra
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet