Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Primavera do Leste e Campo Verde estão entre os 20 maiores produtores de ovos do país

Ao divulgar os dados do levantamento da produção pecuária municipal em 2011, o IBGE apontou também os 20 municípios que lideram a produção brasileira de ovos. 

Nas posições iniciais nenhuma novidade: Bastos (SP), Santa Maria de Jetibá (ES) e Itanhandu (MG) mantiveram respectivamente, como em anos anteriores, a primeira, segunda e terceira colocações.

Surpresa, sim, foi constatar que na quarta posição se encontra agora o município mato-grossense de Primavera do Leste, com uma produção que em 2011 correspondeu a, praticamente, três quartos do volume produzido por Itanhandu, terceiro colocado no ranking. Note-se, aliás, que em 2010 o município de Primavera apareceu na sétima posição desse ranking e com um volume equivalente a pouco mais de 60% da produção atual. Ou seja: enquanto a produção brasileira aumentou menos de 5% de 2010 para 2011, em Primavera do Leste o aumento foi superior a 55%.

A ressaltar que mesmo se destacando como os maiores produtores de ovos do País, os 20 municípios relacionados pelo IBGE respondem por menos de um terço da produção brasileira, índice indicativo de que o setor produtivo se encontra bastante pulverizado.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet