Dados da Companhia de Abastecimento (Conab) apontam que as indústrias estão reduzindo as compras de girassol de Mato Grosso causando uma queda de produção. As lavouras do estado já começaram a ser colhidas.
Leia também
Farelos de milho terão isenção de imposto após projeto de lei ser aprovado no Senado
De acordo com a Conab, o girassol tem perdido espaço para outras culturas mais rentáveis como o algodão, gergelim e o milho segunda safra.
Um ponto interessante tem sido a desconcentração da produção a outras partes do estado, como a região de Primavera do Leste, que tem sua produção destinada a Goiás.
Antes restrita à região de Campo Novo do Parecis, as indústrias desta região têm demonstrado menor interesse no girassol e reduzido suas compras, o que resultou na queda na área nos últimos anos.
Apesar da área limitada, os roçados de girassol seguem em plena maturação e parte já está sendo colhida. A produtividade dos primeiros talhões está em linha com as estimativas preliminares, mantendo boa qualidade dos grãos.
A falta de chuvas em junho tem sido vantajosa por permitir a maturação integral do girassol, bem como a intensificação da colheita.