Imprimir

Notícias / Geral

Menor interesse das indústrias e concorrência entre culturas causa queda na produção de girassol em MT

Da Redação- Amanda Divina

Dados da Companhia de Abastecimento (Conab) apontam que as indústrias estão reduzindo as compras de girassol de Mato Grosso causando uma queda de produção. As lavouras do estado já começaram a ser colhidas.

Leia também
Farelos de milho terão isenção de imposto após projeto de lei ser aprovado no Senado


De acordo com a Conab, o girassol tem perdido espaço para outras culturas mais rentáveis como o algodão, gergelim e o milho segunda safra.

Um ponto interessante tem sido a desconcentração da produção a outras partes do estado, como a região de Primavera do Leste, que tem sua produção destinada a Goiás.

Antes restrita à região de Campo Novo do Parecis, as indústrias desta região têm demonstrado menor interesse no girassol e reduzido suas compras, o que resultou na queda na área nos últimos anos. 

Apesar da área limitada, os roçados de girassol seguem em plena maturação e parte já está sendo colhida. A produtividade dos primeiros talhões está em linha com as estimativas preliminares, mantendo boa qualidade dos grãos.

A falta de chuvas em junho tem sido vantajosa por permitir a maturação integral do girassol, bem como a intensificação da colheita.
Imprimir