Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Multinacional de fertilizantes vê preços dos alimentos dando suporte aos insumos

Os altos preços dos alimentos após uma forte seca darão suporte global aos mercados de fertilizantes, mesmo que produtores europeus continuem adiando suas compras, disse a empresa de fertilizantes Yara.

Os preços globais dos alimentos continuaram elevados durante o trimestre passado, aumentando os incentivos dos produtores para comprar e usar fertilizantes, mas os produtos chineses mais baratos pressionaram os preços de fertilizantes nitrogenados e prejudicaram os lucros da Yara apesar da maior produção.

A companhia norueguesa, no entanto, espera que uma combinação de fertilizantes de menor custo e grãos mais caros aumente as margens dos produtores e incentive-os a aplicar mais fertilizantes na próxima temporada.

"Incentivos pré-compras para a nova temporada são significativamente mais fortes que há um ano", disse em comunicado nesta sexta-feira.

O principal mercado da Yara, a União Europeia, deverá ver, no entanto, novos atrasos de compras por produtores antes da principal temporada de aplicação de fertilizantes, disse o diretor-executivo Joergen Haslestad.

"Apesar do aumento dos preços dos grãos e melhores margens agrícolas, os compradores na Europa continuam cautelosos, parcialmente influenciados pelo ambiente macroeconômico negativo", disse a Yara.

A companhia disse que os preços médios eram inferiores no terceiro trimestre para todos os grupos de produtos, mas as entregas estava 4 por cento acima quando comparadas ao ano passado.

"Entregas mais baixas de nitrato europeu foram parcialmente compensadas por um crescimento mais forte das vendas de nitrato no Brasil", disse a Yara.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet