Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

JBS terá de seguir cronograma sanitário em nova planta no Canadá

O governo canadense disse nesta quinta-feira que a mudança de controle em dos frigoríficos responsáveis por um dos maiores "recalls" de carne bovina do país, XL Foods, agora sob responsabilidade da JBS, não afetará o trabalho de inspeção praticamente concluído.

A JBS USA, subsidiária da JBS, informou na véspera que assinou o acordo para administrar os ativos da XL Foods, em uma operação que prevê opção de compra destes, além dos ativos da companhia nos Estados Unidos.

Os inspetores canadenses para alimentos devem recomendar nesta semana quando ou se a unidade de Lakeside da XL Foods, na província de Alberta, pode reabrir depois do caso de contaminação com E. Coli em 15 pessoas no Canadá, que levou ao recall de milhares de kilos de carne bovina no país.

A Agência de Inspeção Alimentar Canadense (CFIA), que retirou a licença operacional detida pela XL Foods em 27 de setembro, disse que "qualquer mudança na administração ou propriedade na XL não afetará nossa avaliação".

Se a JBS exercer a opção de compra dos ativos canadenses e americanos, seria feito com um pagamento de 100 milhões de dólares, sendo 50 por cento em dinheiro e o restante em ações da companhia brasileira.

A companhia, que não assumiu os débitos e responsabilidades civis, disse que examinará cuidadosamente para descobrir o que houve de errado na planta, que tem capacidade para processar até 4,5 mil cabeças de animais por dia.

"Nós vamos ter que sentar com a XL e entender o que aconteceu na instalação até o momento e trazer nosso expertise para ajudar na situação", disse o porta-voz da JBS, Cameron Bruet, nesta quinta-feira.

"Nós temos um histórico de muito sucesso em segurança alimentar e robusto programa de segurança e acreditamos que isso será ativo para a unidade".

Ele disse que a JBS ainda não decidiu sobre mudanças específicas na forma de operação da planta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet