Detalhar a proposta de construção da ferrovia MT/PA ao ministro dos Transportes, César Borges, na espera que o traçado ferroviário seja inserido no Plano Nacional Ferroviário. Com isto em mente o deputado estadual José Riva (PSD) e comitiva de técnicos e políticos se reúnem nesta quinta-feira (15), às 15h30, em Brasília, com membros do Governo Federal.
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Caso seja concretizada, a ferrovia – que prevê a ligação entre os estados de Mato Grosso e Pará -, irá beneficiar mais de dois milhões de pessoas em 20 municípios de ambos os estados. O traçado conta com 1,6 mil km de trilhos e parte de Água Boa (MT) até Barcarena, no nordeste paraense.
Contudo, para aumentar as chances de que o projeto saia do papel, a comitiva apresenta alternativa da ferrovia seguir do município mato-grossense até Marabá, no sudeste do Pará. A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação.
Há dois anos a equipe técnica trabalha na proposta, que afirma Riva: “nasceu dentro do nosso gabinete”. Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal.
Autoridades
Também integra o grupo que estará na audiência em Brasília, o senador Jayme Campos (DEM), os deputados federais Eliene Lima (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), os estaduais Pedro Satélite (PSD) e Baiano Filho (PMDB), além do representante do Pará no encontro, o deputado estadual Fernando Coimbra (PSD).
Pará
Riva lembrou a proposta já foi apresentada ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e do Pará Simão Jatene (PSDB). “O próprio Estado do Pará já discute a possibilidade de investir R$ 1 bilhão nessa ferrovia. O traçado ferroviário será viabilizado e vejo nesse projeto a grande redenção do sul do Pará e da região Araguaia de Mato Grosso, que é uma das maiores áreas disponíveis para a produção de grãos do mundo”, afirmou.