Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Pesquisadores identificam nova espécie de camarão no Pantanal

Uma nova espécie de camarão de água doce foi identificada no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O reconhecimento da comunidade científica internacional demorou quatro anos para sair.

Transparentes, agitados e pequenos, os camarões quase desaparecem em meio à água e às plantas aquáticas. Os camarões de água doce escondem mistérios que aos poucos começam a ser desvendados pelos pesquisadores. A particularidade fez o crustáceo virar tema de estudo das mestrandas de zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O trabalho é pioneiro porque este tipo de camarão jamais foi encontrado em outro lugar do planeta.

Os estudos com camarões começaram há 10 anos no pantanal de Aquidauna. Em 2008, houve a primeira suspeita de que a espécie encontrada no lugar fosse um novo tipo de camarão de água doce. Somente neste ano foi possível comprovar que o camarão pantaneiro é uma nova espécie.

Os estudos já foram reconhecidos pela comunidade científica. Macrobraqui pantanelense é o nome científico da espécie. O camarão retirado das lagoas é cultivado também em laboratório. Em criatórios é possível entender melhor os ciclos e características da espécie.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet