Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

CÓDIGO FLORESTAL

Famato e Aprosoja avaliam que vetos de Dilma não causarão grandes impactos em MT

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em conjunto com a Aprosoja, avaliam que, apesar de não ser o ideal, o novo Código Florestal Brasileiro é exequíel e define regras claras para os produtores rurais continuarem produzindo com qualidade e sustentabilidade, aliando produção e preservação ambiental. Publicado no Diário Oficial da União nesta quinta (18), o novo Código não é o mesmo aprovado pelo Congresso Nacional em setembro, sendo que a presidente Dilma Rousseff vetou nove itens.

Por ser um estado com predominante ativo ambiental, com 62% de áreas mantidas intocadas mesmo com os atuais índices de produção, os nove vetos da presidente à Medida Provisória do Código Florestal não provocarão grandes impactos em Mato Grosso.

Porém, alguns dispositivos, como o que limita a recomposição das Áreas de Preservação Ambiental (APP’s) através do reflorestamento com espécies florestais nativas e exóticas e proíbe o plantio de árvores frutíferas, prejudica especialmente os pequenos produtores que poderiam utilizar estas áreas como uma fonte extra de renda.

Além disso, a definição de que propriedades de 4 até 10 módulos fiscais terão que recompor 20 metros, e não 15 metros como havia sido aprovado no Congresso, nas margens dos rios de até 10 metros atinge cerca de 90% das propriedades rurais de Mato Grosso.

O próximo passo é a adequação do Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural (MT Legal) à Lei Federal. As entidades esperam que este processo seja feito o quanto antes e em consonância com a Lei Federal. É importante que haja condições mínimas no aparato governamental para que os produtores rurais possam se regularizar perante o órgão ambiental estadual.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet