O Programa de Aplicação Responsável (PAR), desenvolvido pela Dow AgroSciences - subsidiária em caráter integral da The Dow Chemical Company, empresa que em 2012 obteve volume de vendas global de US$ 6,4 bilhões, promove treinamento nos municípios de Alto Garças, Rondonópolis, Jaciara, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.
Leia também
Dow AgroSciences levará POWERCORE e tecnologias para a soja ao ENTEC$ 2013
Pastagens degradadas serão tema de palestra oferecida pela Dow AgroSciences
A capacitação é realizada com o propósito de orientar e disseminar as boas práticas agrícolas entre produtores rurais da região. Do projeto participam agricultores, operadores de pulverizador, técnicos e engenheiros agrônomos. O programa oportuniza aos participantes assistir palestras de conscientização e capacitação e desenvolver atividades práticas relacionadas à inspeção periódica de pulverizados (IPP) e redução do risco de deriva.
Os treinamentos do PAR abordam uma série de ações relacionadas à sustentabilidade do agronegócio, como uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), descarte de embalagens, condições climáticas adequadas e qualidade na aplicação de defensivos agrícolas.
Parceria entre a multinacional e a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), a ampliação do PAR demonstra o sucesso do programa. “São projetos como este que fazem a diferença na construção de uma agricultura sustentável e produtiva”, afirma Ana Cristina Pinheiro, especialista em Product Stewardship da Dow AgroSciences.
Em 2011, o programa recebeu o Prêmio Mérito Fitossanitário, realizado pela ANDEF, na categoria “Boas Práticas Agrícolas”.
Cronograma do Programa de Aplicação Responsável
12/08/2013 - Alto Garças, na Fazenda Boa Esperança, às 08h30
13/08/2013 – Rondonópolis, na Fazenda Guarita, às 08h30
13/08/2013 – Jaciara, na Fazenda Santa Matilde, às 14h00
15/08/2013 - Tangará da Serra, na Fazenda Fadú, às 08h30
16/08/2013 - Campo Novo do Parecis, no Instituto Federal Mato Grossense (IFMT), às 08h30
Leia mais notícias no Agro Olhar