O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) emitiu nesta segunda-feira (5.8) à empresária concessionária ALL (América Latina Logística) a Licença Operacional (LO) para o terminal ferroviário de Rondonópolis, no sul do Estado, que faz parte da ferrovia Ferronorte.
A informação é do secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo. Segundo ele, a emissão da LO ocorreu após o envio, por parte da ALL, do relatório fotográfico com os ajustes solicitados pelo órgão ambiental.
Leia também
Presidente Dilma deve comparecer a inauguração do terminal da Ferronorte em Rondonópolis
Portaria da ANTT autoriza Universidade a elaborar estudos para implantação da Ferronorte
“A LO deveria ter sido emitida no primeiro semestre, mas houve atrasos por causa das chuvas em obras no pátio. Com isso, o terminal já tem autorização para operar em caráter experimental para daqui um mês começar a atender a uma demanda maior”, destaca.
De acordo com Francisco Vuolo, o terminal de Rondonópolis, juntamente com a conclusão dos de Itiquira, Alto Araguaia e de Alto Taquari, reduzirá gargalos da logística de Mato Grosso.
“Para a próxima safra a expectativa é ter uma redução do custo do frete e um ganho logístico quando todos estes terminais estiverem funcionando”, projeta.
Filho do ex-senador Vicente Vuolo, idealizador da Ferronorte, ele afirma que o próximo desafio será levar os trilhos da estrada de ferro até Cuiabá. “Quando a ferrovia chegar até Cuiabá aí sim estaremos cumprindo o projeto original do meu pai que era unir por trilhos Cuiabá até o porto de Santos”, comemora.
A data da inauguração do terminal ainda não foi definida, mas é certo que ocorrerá em solenidade com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB), autoridades do governo federal e representantes do setor produtivo rural, maior beneficiado pelo empreendimento.