Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

Fabricantes de máquinas e implementos agrícolas promovem seminário

A importância do aumento dos investimentos em pesquisa e inovação na indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas e as ameaças e oportunidades da atual tendência de consolidação no segmento serão os temas centrais do Seminário de Planejamento Estratégico 2013, que a Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) promove nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, em Ribeirão Preto (SP).

Além dos maiores especialistas nesses dois assuntos, o evento contará ainda com as participações de dois ministros da área agrícola: Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, fará a palestra inaugural dos debates, e Mendes Ribeiro, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encerrará os trabalhos do dia. Em sua ausência, será representado pelo secretário-executivo da pasta, José Carlos Vaz.

Para discutir com as principais lideranças do segmento a necessidade urgente de pesquisa e inovação na cadeia produtiva, os organizadores do evento convidaram Zehbour Panossian, diretora de Inovação do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, além de Mario Sergio Salerno, professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI). O tema da palestra será “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Indústria Brasileira de Máquinas e Implementos Agrícolas”.

O tema da consolidação estará a cargo dos especialistas Francisco Brandão e José Resende, respectivamente, diretor e sócio e líder de agronegócios da PriceWaterhouseCoopers, consultoria especializada em processos de fusão & aquisição com forte presença no agronegócio brasileiro e reconhecimento internacional. Ambos falarão sobre “Consolidação no Segmento Brasileiro de Máquinas e Implementos Agrícolas – Ameaças e Oportunidade”.

Participarão ainda do encontro, o presidente da John Deere Brasil, Paulo Renato Herrmann; o consultor em agronegócios, Carlos Cogo; o gerente do Departamento de Investimentos em Pequenas e Médias Empresas do BNDES, Guilherme de Lemos Medina Coeli, e o ex-presidente e atual assessor especial da presidência da Embrapa, Eliseu Roberto de Andrade Alves.

PROGRAMA DO SEMINÁRIO

07h30 - Welcome Coffee

08h00 - Abertura pelo Presidente da CSMIA-ABIMAQ, Celso Casale

08h15- Palestra de abertura do Ministro Pepe Vargas, Gilberto José Spier Vargas, Ministro do Desenvolvimento Agrário, com o tema “Oportunidades do Programa Mais Alimentos para o Setor Brasileiro de Máquinas e Implementos Agrícolas”.

08h45 – Perguntas do plenário

09h00- Palestra do Dr. Eliseu Roberto de Andrade Alves, ex-presidente e assessor especial da presidência da Embrapa, com o tema “O que disseram os recentes
Censos Demográfico e Agropecuário do IBGE - Uma visão para o Setor de Máquinas e Implementos Agrícolas”.

09h30- Debate com o plenário

09h45- Coffee Break

10h15- PAINEL I – “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Indústria Brasileira de Máquinas e Implementos Agrícolas”, Zehbour Panossian, diretora de Inovação do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e Mario Sergio Salerno, professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da POLI, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

10h55- Debate com o plenário

11h15- PAINEL II – Palestra “A contribuição da indústria de máquinas e implementos agrícolas no desenvolvimento do sistema de integração Lavoura, Pecuária e Floresta”, Paulo Renato Herrmann, presidente da John Deere Brasil.

11h45- Debate com o plenário

12h15- Homenagem especial ao Sr. Paulo Herrmann, por sua importante contribuição no desenvolvimento do Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) no Brasil

12h30- Apresentação de uma retrospectiva do programa de TV “Tecnologia do Campo”

12h45- Almoço gratuito aos participantes

13h45- PAINEL III – Palestra “Tendências dos Mercados de Commodities Agrícolas e os Impactos no Segmento de Máquinas e Implementos Agrícolas no Brasil”, Carlos Cogo, da Carlos Cogo Consultoria em Agribusiness.

14h15- Debate com o plenário

14h45- Palestra do Dr. Guilherme de Lemos Medina Coeli, Gerente do Departamento de Investimento em Pequenas e Médias Empresas Inovadoras da Área de Capital Empreendedor do BNDES, com o tema “O que o BNDES pode fazer pela Consolidação e Fortalecimento do Setor de Máquinas e Implementos Agrícolas no Brasil”.

15h15- Debate com o plenário

15h45- Coffee Break

16h15- PAINEL IV – Palestra “Consolidação no Segmento Brasileiro de Máquinas e Implementos Agrícolas – Ameaças e Oportunidades”, José Resende, Sócio e Líder de Agronegócios e Francisco P. S. Brandão, diretor, da PRICEWATERHOUSECOOPERS.

16h45- Debate com o plenário

17h15- Solenidade de encerramento com a presença do Ministro Mendes Ribeiro, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Sr. Luiz Aubert, Presidente da ABIMAQ. (Na ausência do ministro Mendes Ribeiro, este se fará representar pelo Dr. José Carlos Vaz, Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

17h45- Encerramento das atividades
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet