Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Emater-MG faz videoconferência sobre qualidade da água

Na próxima terça-feira, 9 de julho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) realizará videoconferência para 47 superintendências da Secretaria de Educação em todo o Estado. O tema será a conservação dos recursos hídricos, informa o coordenador estadual da Emater-MG, Maurício Fernandes.

"O foco principal será a água, porque onde tem água de boa qualidade, significa que o ambiente está bem conservado", explica. "E pretendo mostrar que a qualidade e quantidade de água depende de como é o uso dos recursos naturais, como solo e vegetação. Está tudo integrado", afirma o especialista.

A videoconferência, realizada de 10 às 12 horas, faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas conjuntamente pela Emater-MG e a Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de estimular a educação ambiental entre os estudantes, do ensino fundamental até o nível médio.

Os professores que participarem da videoconferência poderão repassar aos estudantes os conhecimentos necessários para interpretar a paisagem onde vivem. "Por exemplo, vou propor que estudem o ambiente ao redor das escolas. Quais são os elementos naturais, como solo e vegetação, e quais atividades são desenvolvidas na área, com os respectivos riscos ambientais, e como evitar a degradação", adianta o coordenador. Segundo ele, o turismo rural é uma das atividades mais recomendáveis, por unir geração de renda e preservação.

Além de apresentar os projetos que a Emater-MG tem para a conservação dos recursos hídricos, Maurício Fernandes vai alertar a plateia da videoconferência sobre os impactos da utilização da água. "Vou mostrar que o espaço rural é fundamental para a disponibilização de água para qualquer outra atividade", afirma. "Minas Gerais é o grande distribuidor nacional de águas, pois as principais bacias hidrográficas do Brasil têm origem aqui no Estado, com exceção da bacia amazònica", ressalta o coordenador da Emater-MG.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet