O visitante foi recebido na manhã de ontem, 16, por um grupo formado por Domingo Haroldo Reinhardt (chefe geral), Alberto Vilarinhos (chefe adjunto de Transferência de Tecnologia), Márcio Canto (gestor do Núcleo de Relações Internacionais) e Herminio Rocha e Eledison Sampaio, analista e assistente do Setor de Transferência de Tecnologia e Negócios Tecnológicos (STT).
Durante os três dias, profissionais do Núcleo de Comunicação Organizacional e do STT vão passar informações sobre diversas atividades e instrumentos de TT utilizados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, como unidades de demonstração, dias de campo, palestras, cursos, parcerias, contratos de licenciamento e incubação de empresas etc.).
Excursões técnicas
“A prospecção e a qualificação de tecnologias também serão abordadas, assim como segurança da informação e propriedade intelectual”, explica Herminio Rocha, um dos organizadores da visita. Em Cruz das Almas, além de palestras, fazem parte da programação visitas aos campos experimentais da Embrapa e à Biofábrica da Campo Biotecnologia Vegetal, que produz mudas de banana com alta qualidade genética e fitossanitária, utilizando as mais sofisticadas ferramentas da biotecnologia moderna.
Bolaños também vai conhecer as experiências da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), no Baixo Sul baiano, e do Instituto Biofábrica de Cacau, em Itajuípe, no Sul do estado.
Criada em 1971, a Corbana é uma instituição pública sem fins lucrativos que dá suporte à cadeia produtiva de banana na Costa Rica. Bolaños é um dos cinco integrantes da comissão diretora da instituição formada por representantes dos três setores de acionistas: governo, bancos estatais e produtores. Jorge Sandoval, diretor técnico da Corbana, esteve na Embrapa Mandioca e Fruticultura em março do ano passado.