Olhar Agro & Negócios

Domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias | Agricultura

Cotonicultores partem em missão comercial à Ásia

05 Jul 2013 - 16:58

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO 9º CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO

Para estreitar os laços com representantes da indústria têxtil desses últimos três países uma nova missão será iniciada neste final de semana sob a liderança do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Gilson Pinesso.


A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), que representa o estado maior produtor de fibra do Brasil, marcará presença nessa comitiva por meio do presidente do 9º Congresso Brasileiro do Algodão (evento que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro em Brasília), Milton Garbugio, que é também vice-presidente da Abrapa.

Durante 10 dias, os integrantes da missão visitarão as cidades de Ho Chi Minh (Saigon) no Vietnã, Bangkok na Tailândia e Jacarta na Indonésia, onde terão encontros com industriais e agentes comerciais, e visitarão uma indústria de fiação.

O Vietnã é um dos principais focos dessa missão comercial à Ásia, pois tem grande potencial para incrementar seus negócios com Brasil em relação ao algodão. De acordo com informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a indústria têxtil vietnamita está crescendo muito rapidamente e a produção doméstica do país atende apenas a um por cento da demanda local. Há 5,1 milhões de fiadores (spinners) no Vietnã e cerca de 70% dessas indústrias são estrangeiras. Até 2020, o número de spinners deverá chegar a 11 milhões e, segundo informações de representantes da Vietnam Cotton and Spinnig Association, o crescimento dessas fábricas será principalmente provocado por empresas que se mudarão da China para o Vietnã.

Empresários vietnamitas em missão comercial ao Brasil disseram considerar o algodão brasileiro de "alta qualidade" e manifestaram o desejo de comprar o produto diretamente do País. O principal fornecedor de algodão para as indústrias do Vietnã são os Estados Unidos, que respondem por 27% das importações, seguidos do Brasil com 18%.

Exportações brasileiras - Em 2012, o Brasil exportou pouco mais de 1 milhão de toneladas de pluma, sendo que Mato Grosso contribuiu com aproximadamente 50 % desse total (553.691 t). Em 2013, até maio, o País exportou mais de 211 mil t (Mato Grosso respondeu por quase 141 mil t desse total). Os maiores compradores da pluma brasileira foram Coréia do Sul, Indonésia, China, Paquistão e Tailândia (fonte Alice WEB/Mdic).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet