Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

INSPEÇÃO

Russos visitam plantas de abate de bovinos em Mato Grosso

Em todo o país, serão inspecionados 16 estabelecimentos, sendo dez de abate de bovinos, cinco de suínos e um de aves.

Foto: Ilustração

Russos visitam plantas de abate de bovinos em Mato Grosso
Uma comitiva de inspetores da Rússia está no Brasil visitando frigoríficos e plantas do Estado de Mato Grosso estão na agenda de visitação, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Porém, não foi informado em quais cidades e frigoríficos os russos passarão.

Em todo o país, serão inspecionados 16 estabelecimentos, sendo dez de abate de bovinos, cinco de suínos e um de aves. Embora se trate de uma vistoria de rotina, a presença da missão russa sempre renova, junto ao setor, a expectativa quanto a possíveis desdobramentos para eliminar ou abrandar a restrição imposta aos embarques.

Mato Grosso tem incremento de 20,5% no abate de bovinos no primeiro trimestre do ano

A Rússia não compra carne bovina dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso praticamente há dois anos, desde 15 de junho de 2011. No final de 2012, o país anunciou o fim da suspensão à carne bovina mato-grossense, mas os volumes comercializados desde então são considerados muito baixos.

Por falta de renda, produtores aumentam o número de abate de fêmeas em Mato Grosso

No caso do Paraná, em abril deste ano duas plantas foram habilitadas a vender carne de frango para a Rússia, mas continua a restrição às demais carnes. O Rio Grande do Sul teve uma planta de abate de cavalo habilitada neste mês, mas a preocupação maior é com a remoção das restrições aos abatedouros de suínos.

Com relação à indústria de suínos – que comemora a retomada dos embarques para a Ucrânia, há expectativa de que novas plantas sejam habilitadas pelos russos, já que, atualmente, somente quatro frigoríficos estão autorizados a exportar - duas plantas catarinenses, uma mineira e uma goiana, informa o Mapa por meio da assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet