Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Embrapa celebra semana de Ciência e Tecnologia com atividades para estudantes de Sinop

Participam das ações neste ano as escolas Basiliano Carmo, Belo Ramo, Vereador Rodolfo Valter Kunze, Colégio CAD e Regina Pacis.

16 Out 2012 - 11:51

Redação Agroolhar com Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril

De 15 a 21 de outubro, instituições de pesquisa, ensino e extensão de todo o país celebram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em Sinop, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – cuja unidade é a Agrossilvipastoril - está desenvolvendo atividades com estudantes dos 5º e 6º ano do ensino fundamental de cinco escolas, públicas e privadas.

Os estudantes que visitam o Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril estão conhecendo tecnologias agrícolas que contribuem para a sustentabilidade, um dos temas escolhidos para a Semana de Ciência e Tecnologia deste ano. Além de sustentabilidade, o tema envolve a economia verde e a erradicação da pobreza.

Dentro da questão da sustentabilidade, cinco subtemas foram definidos para serem trabalhados com os estudantes em Sinop: integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), recuperação de pastagens, florestas, agroenergia e sistemas de produção sustentáveis. Cada escola participante recebeu um destes temas, que foi discutido previamente em sala de aula em uma primeira etapa da atividade.

O fechamento do conteúdo discutido na escola é feito com a visita à Embrapa Agrossilvipastoril, onde os alunos assistem a uma apresentação sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e podem conversar com pesquisadores que pesquisam o tema. Na sequência, eles vão ao campo, onde veem na prática como se aplica a tecnologia e como ela contribui para a agricultura sustentável. Os estudantes ainda têm a oportunidade conhecer as instalações do Centro de Pesquisa e de entrarem em um laboratório, onde podem acompanhar pelo microscópio e pela lupa todas as etapas de vida de um percevejo.

Devido ao feriado escolar do dia do professor, as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Embrapa Agrossilvipastoril tiveram início nesta terça-feira e irão até o próximo dia 23. As visitas ocorrem nos períodos da manhã e da tarde.

Participam das ações neste ano as escolas Basiliano Carmo, Belo Ramo, Vereador Rodolfo Valter Kunze, Colégio CAD e Regina Pacis.

SNCT

Coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a SNCT é realizada por instituições de todo o país, com atividades para os mais diferentes públicos. O objetivo é o de popularizar a ciência e a tecnologia, mostrar como ela está presente no dia-a-dia das pessoas, sua importância para o desenvolvimento do país e mobilizar a população, sobretudo as crianças, estimulando e valorizando a criatividade e a atitude científica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet