Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

AGROCIENTISTA

Programa seleciona quatro estudantes para receber bolsas de incentivo à pesquisa

O programa Agrocientista selecionou quatro estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para receber auxílio para pesquisas em seus trabalhos de mestrado e doutorado. Sete alunos apresentaram seus projetos para uma comissão formada por diretores da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e professores.

O coordenador da comissão de Gestão de Produção da Aprosoja, Naildo Lopes, acredita que a parceria entre academia e produtores rurais é fundamental. “Estamos trazendo as universidades e as pesquisas para junto da entidade. Queremos um inter-relacionamento entre academia e associação para que possamos construir projetos que sejam aplicados no dia a dia do setor produtivo”, afirmou.

Os professores das instituições de ensino também estão bastante satisfeitos com o programa Agrocientista, pois este incentivo à pesquisa é importante para que os profissionais desenvolvam seus trabalhos com o suporte necessário. “É primordial este incentivo que a Aprosoja oferece aos acadêmicos. O setor produtivo e os estudantes só têm a ganhar”, afirmou a professora de Agronomia da UFMT, Maria Cristina Albuquerque.

Uma das selecionadas é a doutoranda pela UFMT Daniele Helena Muller, cujo projeto avalia a qualidade da soja em relação ao solo. “Meu projeto tem relação direta com o produtor. Poderemos mostrar os resultados do trabalho na prática para os produtores rurais e comprovar que tem, sim, viabilidade no campo”, disse.

Outra estudante de doutorado da UFMT que recebeu auxílio à pesquisa foi Dieli Carmo de Carvalho. A pesquisa trata do zoneamento climático para produção de sementes de soja precoce. “O objetivo é realizar este zoneamento para descobrir novas áreas aptas para a produção de sementes no estado”, explicou.

Os outros contemplados com bolsas de auxílio à pesquisa foram o doutorando Fabrício Tomaz Ramos e o mestrando Antônio Tássio Santana Ormond, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso.

Confira os aprovados:

- Dielle Carmo de Carvalho: auxílio à pesquisa de doutorado;

- Danielle Helena Muller: auxílio à pesquisa de doutorado;

- Fabrício Tomaz Ramos: auxílio à pesquisa de doutorado;

- Antonio Tassio Santana Ormond: bolsa de mestrado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet