Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Centro-Oeste

MDA promove Seminário de Cooperativismo Solidário da agricultura familiar

Foto: Reprodução/Ilustração

MDA promove Seminário de Cooperativismo Solidário da agricultura familiar
Fortalecer o cooperativismo no Ano Internacional das Cooperativas. É com esse propósito que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (Ceades), promove, de 15 a 17 de outubro, o Seminário Regional sobre Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar. No evento, que será realizado em Brasília, no Instituto São Boaventura (915 Norte), serão avaliadas as diversidades regionais e demandas do setor. Participam das discussões representantes de associações e entidades da agricultura familiar da Região Centro-Oeste.

O seminário vai contar ainda com a presença da secretária de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Andrea Butto; do secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer; além de outros representantes do governo federal e de entidades de cooperativismo.

Para o coordenador de apoio às organizações associativas do MDA, Luís Fernando Tividini, os encontros, que acontecem desde julho do ano passado, tem conseguido produzir inúmeras proposições para o avanço do cooperativismo solidário no Brasil O primeiro deles ocorreu com representantes das regiões Sul e Sudeste.

Entre os temas que serão debatidos estão o cooperativismo solidário da agricultura familiar como estratégia de desenvolvimento rural sustentável; gênero e geração; avanços e desafios da organização econômica da agricultura familiar; legislação, impasses e desafios.

Os seminários regionais, realizados ao longo de 2012, servirão como preparativo para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), prevista para 2013. As cooperativas querem reforçar na Conferência a relevância do trabalho cooperado. Para isso, será formulada a Agenda Nacional de Cooperativismo Solidário.

2012 – Ano Internacional das Cooperativas
O Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, por meio da Resolução A/RES/64/136, é uma resposta à demanda da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que tem como objetivo buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a atenuação da pobreza e a intercooperação.

Ao determinar um ano internacional, a ONU busca chamar a atenção para temas relevantes e mundiais. Com o mote “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a temática reflete não apenas o espírito cooperativista, mas, também, o compromisso do segmento com o desenvolvimento global.

O objetivo da comemoração é encorajar os governos para estabelecer leis e regulamentos que proporcionem a criação, o crescimento e a sustentabilidade das cooperativas e seus associados e, ainda, gerar uma consciência mundial sobre a importância do modelo de cooperação sobre a realidade socioeconômica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet