Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Segunda safra de milho ultrapassa a primeira pela 1ª vez

A segunda safra de milho vai superar pela primeira vez este ano a primeira safra do produto, informou o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira. Em 2012, a segunda safra do grão terá 5,4 milhões de toneladas a mais do que a primeira.

A produção da 2ª safra de milho deve somar 38.866.378 de toneladas, um aumento de 0,8% em relação à previsão de agosto do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). Houve avanço de 0,4% na área e de 0,5% no rendimento. Mato Grosso do Sul teve alta de 312.317 toneladas na produção, o equivalente a uma expansão de 5,5%. Também ajudaram a impulsionar o resultado geral São Paulo (8,2%), Mato Grosso (0,3%) e Minas Gerais (1,7%).

"O milho 2ª safra substitui a soja no campo e era chamado de safrinha por causa disso. Mas, este ano, o grão ultrapassou a primeira safra, então não pode mais ser chamado de safrinha. É a primeira vez que a segunda safra ultrapassa a primeira", explicou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

A produção do milho 2ª safra será 75,8% maior do que em 2011, totalizando 38.866.378 toneladas do grão. "O bom resultado da segunda safra foi puxado pelo mau desempenho da primeira, afetada pela estiagem. Os preços internacionais também aumentaram e estimularam a produção. Teve produtor que plantou toda a área de soja com o milho 2ª safra", acrescentou Andreazzi.

Apesar do sucesso da segunda safra, a produção nacional de milho em grão está prevista em 72.314.597 toneladas, 0,6% menor do que a avaliação de agosto. A estimativa para a 1ª safra diminuiu 2,2% em relação ao mês anterior.
Embora a colheita esteja encerrada, houve reajuste negativo de 2,2% na produção e de 2,5% na área colhida. Santa Catarina informou uma redução de 14,8% na produção, porque parte da produção foi destinada para ração animal
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet