Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

demanda

Mato Grosso tem aumento de 5,81% na exportação de carne

Foto: Reprodução / Ilustração

Mato Grosso tem aumento de 5,81% na exportação de carne
Mato Grosso está avançado sobre o mercado externo na exportação de carne e já tem um aumento de 5,81% em relação ao mesmo período do ano passado. Países que antes compravam o produto da Austrália e Estados Unidos, se vêem obrigados a procurador novos fornecedores devido a falta de oferta destas nações.

A elevação da demanda da carne foi elevada em todo país, porém, em destaque para o estado, que tem pelo nono mês somente neste ano um acréscimo, contabilizando em valores total de US$ 653,99 milhões entre janeiro e setembro. Esse resultado foi possível devido a problemas internos enfrentados pelos tradicionais exportadores.

Os Estados Unidos enfrentam problemas com suas commodities que em crise com a cadeia de carne leva os produtores a liquidarem parte do seu rebanho, faltando assim para a exportação. Já a Austrália, teve um intenso período de seca que resulta na menor demanda, que ficou suficiente apenas para consumo interno e o Paraguai, teve problemas com a aftosa. Assim, restou ao Brasil ‘salvar’ o mercado bovino.

José João Bernardes, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) explica ao Olhar Direto que em resultado a fatores, o que contribuiu para ampliação foi a abertura do mercado da Europa e Oriente Médio, antes compradores dos países anteriormente citados. Porém, se a carne bovina superou as expectativas, outros produtores tiveram decréscimo.

As carnes suínas e de frango tiveram queda de 38% e 19% respectivamente, o que no panorama geral atribuiu na redução dos números de exportação de carne do país em até 3,76%. Em relação ao suíno, de janeiro a julho a retração foi de 44% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet