Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

reflexo

Frigoríficos suspendem abate devido paralisação do Indea

Foto: Reprodução

Frigoríficos suspendem abate devido paralisação do Indea
A paralisação dos servidores e dirigentes sindicais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT) poderá prejudicar fiscalização do abate de bovinos e, com isso, os frigoríficos anunciaram que irão suspender as atividades em Mato Grosso devido a falta de inspeção.

De acordo com informações do jornal A Gazeta, as 40 plantas frigoríficas geram cerca de 18 mil empregos diretos e abatem cerca de 17 mil cabeças por dia e já estavam com capacidade ociosa desde ontem quando abateu metade da média diária.

O Jornal informa ainda que a paralisação é motivada pela falta da Guia de Transporte Animal (GTA) emitida pelo Indea e obrigatória para a movimentação dos animais entre as propriedades e os frigoríficos. Prejuízo diário do setor está estimado em R$ 21 milhões.

Nessa terça os servidores e dirigentes sindicais do Indea reinvidicaram recursos para a instituição, em reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB). A cúpula de servidores explanou ao governador que caso contrário, o instituto poderá paralisar as atividades, segundo informaram fontes da Casa Civil.

Mato Grosso é considerado desde meados da década de 90 área livre de febre aftosa com vacinação. A falta de fiscalização pode fazer o Estado perder tal status e impactar a economia regional, cuja base está assentada no setor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet