Olhar Agro & Negócios

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

desmatamento acelerado

'Governadores da Amazônia não combatem correntão'

Foto: Reprodução

'Governadores da Amazônia não combatem correntão'
A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, disse em entrevista coletiva nesta terça-feira (9.10) que governadores dos nove Estados que integram a Amazônia Legal não estão combatendo com eficiência o desmatamento feito à basse do correntão.


Sem citar nomes, Izabela Teixeira disse, porém, que Mato Grosso foi um dos Estados que passaram a ser mais fiscalizados pelos órgãos ambientais em virtude dos elevados percentuais de desmatamento registrados em 2011.

"Quem tem que impedir o uso do correntão são os governadores. Pergunte a eles se eles fizeram. Não houve proibição por parte dos Estados do uso desta prática, que é danosa ao meio ambiente. Mato Grosso foi um dos Estados que mais desmataram, mas eu não saberia dizer se foi o único que ao proibiu o correntão" afirmou a ministra.

Izabela Teixeira alertou ainda para problemas envolvendo a grilagemn de terras ao longo da BR 163, que cruza Mato Grosso de norte a sul. Ela cita como um dos motivos a seca nos Estados Unidos que pressionouo o país para a abertura de novas áreas destinadas ao plantio de milho.

"Mas não é só isso, a grilagem aocntece porque há interesse envolvendo a soja, a pecuária, a madeira e até minérios. Há uma pressão econômica sobre a Amazônia Legal e ela precisa ser combatida", reiterou a ministra ao anunciar a início de operações permanentes com o Exército na região.

A Amazônia Legal inclui Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Mato Grosso e Pará figuram como os Estados que mais desmataram em 2011, conforme dados do Deter, o sistema de monitoramento via satélite desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet