Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Trabalhos científicos

Pesquisas com pragas de grãos armazenados são premiadas em eventos científicos consecutivos

Trabalhos científicos desenvolvidos por grupo de alunos no setor de pesquisa em insetos-praga de grãos armazenados, do Laboratório de Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), conquistaram prêmios em congressos e simpósios no estado de São Paulo e outros. As pesquisas realizadas pelo grupo são focadas na seleção, isolamento e caracterização química de compostos secundários (aleloquímicos) produzidos por espécies da diversificada flora brasileira, bem como na avaliação do seu potencial de uso no manejo integrado de insetos-praga de grãos armazenados (MIP grãos).

Esses compostos naturais são estudados tendo em vista a elaboração de novos bioinseticidas, como também na detecção de moléculas-modelo passíveis de utilização, futuramente, na síntese de inseticidas ambientalmente mais adequados e dotados de novos modos/mecanismos de ação, uma evidente carência dos sistemas de manejo de insetos-praga na armazenagem de grãos.

A mais recente conquista do grupo se deu no último mês de abril, quando no VI Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas naturais, ocorrido em João Pessoa (PB), o estudo “Pimenta pseudocaryophyllus (Myrtaceae) essential oil: insecticidal activity, chemical composition and interaction of their major compounds” foi escolhido o melhor trabalho da sessão ‘Entomologia’.

Anteriormente, em setembro de 2012, o estudo “Chemical composition and fumigant insecticidal activity of essential oil of Pimenta pseudocaryophyllus (Myrtaceae) leaves against Mexican bean weevil” foi premiado como melhor trabalho da sessão ‘Plantas Inseticidas’, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, que aconteceu em Curitiba (PR).

Logo após, o estudo “Lethal and sublethal effects of ethanolic extracts from Annona reticulata (Annonaceae) against Zabrotes subfasciatus (Boheman) (Coleoptera: Bruchidae)” recebeu menção honrosa no XX Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, realizado em Pirassununga (SP), em outubro de 2012.

Todos os estudos premiados foram realizados por meio da parceria com o Laboratório de Produtos Naturais do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), como parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas. Na ESALQ, o grupo é constituído pelo mestrando Thiago Felipe Ansante e pelo bolsista de iniciação científica Gabriel Luis Padoan Gonçalves, sob coordenação do doutorando Leandro do Prado Ribeiro e sob orientação do professor José Djair Vendramim, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet