Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

organismos geneticamente modificados

OGM’s: Bomba relógio ou a revolução agrícola do século XXI?

Foto: Reprodução - Ilustração

OGM’s: Bomba relógio ou a revolução agrícola do século XXI?
Os organismos geneticamente modificados (OGM’s) vão nos intoxicar! Estas plantas são mutantes e vão exterminar a humanidade! Eu não vou comprar este veneno! Estes cientistas ficam brincando de Deus! Estas foram e são apenas alguns comentários por vezes vistos em sites na internet e reportagens nos noticiários quando os OGM’s chegaram na Agricultura. Mas de onde vêm tantas certezas? Tanto medo?

O setor médico e farmacêutico enfrentou e por vezes enfrentam estes questionamentos. Afinal de contas, o que seria dos diabéticos sem a insulina retirada dos porcos? Ou será que são as células-tronco que vão acabar com a humanidade? Talvez a clonagem? E os outros diversos medicamentos que corriqueiramente utilizamos, de onde eles vêm?

Muitas vezes, o sensacionalismo e o “achismo” tomam o espaço da Ciência. Qual a origem de tamanha desconfiança, se por trás dos OGM’s existe uma série de pesquisas? Os OGM’s são utilizados a mais de 20 anos nos EUA e não foi, até o momento, comprovado nenhum malefício destes organismos à saúde humana, diferentemente de drogas liberadas para o consumo no mundo, como o tabaco e o álcool. Da mesma forma ocorreu com a insulina, citada anteriormente, que é retirada dos porcos e ano a ano salva milhares de vidas de pessoas em todo o mundo.

Até o presente momento, apesar das inúmeras pesquisas das mais diferentes e renomadas instituições, não existe sequer um trabalho científico incontestável com a resposta positiva à simples pergunta: os OGM’s podem fazer mal à saúde humana?

Pelo contrário, se usados de forma CORRETA, podem reduzir o uso de agrotóxicos e aumentar a quantidade de alimentos disponível nas lavouras, pois a população está crescendo de forma exponencial, e a questão alimento se torna cada vez mais crítica.

Ser contra ou a favor? Cabe a cada um de nós julgar a tecnologia, buscar o conhecimento sobre seus prós e contras, com fundamentos teóricos, para evitar equívocos ou sensacionalismos! O conhecimento está disponível, inclusive nos produtos que contém os OGM’s, visto que contém um triângulo amarelo com um T no centro (o que nos remete a pensar que há uma substância tóxica na embalagem).

Assim, cabe a cada um de nós julgar se são de fato uma bomba relógio prestes a estourar e que coloca em risco a saúde humana, ou se são a revolução agrícola do século XXI e com grandes perspectivas de uso, buscando atingir níveis de produtividades extremamente elevados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet