Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

apoio

Famato se solidariza com servidores do Indea e os apoia

Foto: Reprodução/Ilustração

Famato se solidariza com servidores do Indea e os apoia
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) manifesta-se solidária às reivindicações dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e irá procurar novamente o Governo Estadual para cobrar o cumprimento das reivindicações acordadas entre o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso ( Sintap-MT) e o Governo do Estado, em reunião realizada na Casa Civil, no dia 27 de agosto.

Os servidores paralisaram novamente as atividades na segunda-feira (08.10) nas Unidades Locais Executivas do Estado (ULE’s), Unidades Regionais de Supervisão (URS’s), na Central do Indea e no laboratório do órgão.

Os profissionais pedem melhorias na infraestrutura dos locais de trabalho – em especial nas unidades regionais –, reabertura dos postos de fiscalização, disponibilidade e manutenção de um sistema informatizado para emissão de guias, manutenção de veículos, disponibilidade de material básico para as fiscalizações, entre outros pontos.

A Famato manifesta sua indignação frente às condições de trabalho que os servidores do Indea enfrentam, principalmente considerando a liderança do Estado em âmbito nacional na produção de grãos e o fato de possuir o maior rebanho bovino do país, com 29 milhões de cabeças. O Governo Estadual precisa tratar este assunto com a prioridade que nossa posição exige.

Enquanto aguarda uma posição do Governo do Estado, a Famato solicitou ao Sintap-MT a manutenção dos serviços essenciais, principalmente a emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA), que normatiza o embarque e desembarque de bovinos. É importante lembrar que 30% dos funcionários devem continuar trabalhando, conforme prevê a legislação. A ausência destes serviços ou o desempenho destas funções de forma precária podem comprometer a segurança sanitária de Mato Grosso.

O Sistema Famato é a união da Famato, do Senar-MT, do Imea e dos 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acompanhe-nos também pelas redes sociais. Curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e siga-nos no Twitter ( @sistemafamato).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet